quinta-feira, 15 de abril de 2010

Curta o curta!

Here I am one more time! Hoje tivemos uma experiência muito legal. Cada aluno da turma teve de apresentar uma idéia para o nosso primeiro projeto. Depois, os professores analisaram friamente cada uma delas e nos deram o seu ponto de vista. Na verdade, algo que eles deixaram bem claro logo no início da escola foi: Seremos tratados de forma bem profissional. Portanto, eles tentarão ser muito sinceros conosco. Caso eles não gostem, ou achem que a história pode não funcionar, farão questão de deixar isso bem claro. Ouvi falar que vários alunos passam a odiar os professores por conta disso =/ Bom, mas é assim que funciona, não é? Se você não está pronto para ouvir críticas, é melhor procurar outra profissão. No cinema isso é ainda mais sério. Sua história, provavelmente carrega muito de você: Suas convicções, história, crenças, entre outros valores pessoais. Tudo isso torna as críticas ainda mais difíceis de serem ouvidas. Mas, por mais que a indústria cinematográfica possa parecer injusta, é assim que ela funciona. Felizmente, ou infelizmente, dependendo da sua perspectiva. A questão é: Esteja preparado a ouvir críticas. Isso vai ajudar muito! Enfim. Apresentei a minha idéia e gostei da reação. Os professores me perguntaram se eu havia planejado fazer dela um longa metragem, já que ela tinha "potencial" para isso. Confesso que fiquei bastante feliz. O desafio agora, vai ser reduzi-la para a forma de um curta. O tema é bastante simples, aproveitei algumas idéias que eu já havia tido e misturei com algumas outras situações. Lembram da Teresa? Então, ela de certa forma serviu como inspiração. A história é conduzida por uma idosa, cujo marido já é falecido. Ela é uma pessoa normal e tem uma vida bastante solitária. Certo dia, ao caminhar na calçada, encontra algo brilhante no chão. Ao se aproximar, descobre que é uma aliança de casamento. Dois nomes e uma data é tudo o que ela tem. Essa idosa, parte então em uma jornada a fim de descobrir quem são aqueles dois, cujos nomes estão gravados na aliança. Ela encara a situação como um desafio. Na verdade, como uma forma redentora de livrar-se da culpa pela forma passiva e indiferente que tem conduzido sua vida. Será que essa era a motivação que ela precisava para voltar a viver? Essas são algumas das questões que serão exploradas no filme.
Bem simples, não? O conceito por trás da história está na idéia de que, circustâncias simples da nossa vida, podem mudar completamente o seu sentido. Ainda não pensei muito nos detalhes, mas tive que descrever algumas cenas que tinha na minha mente para os professores. Uma delas, por exemplo, acontece com a idosa na frente da casa do casal (ela conseguiu suas informações depois de procurar pelo nome nos registros do casamento). De fora, ela percebe que a mulher está se desfazendo de algumas coisas, como por exemplo, fotos do casamento e cartas escritas quando ainda namoravam. Ela pega essas fotografias e sem que nenhum dos dois saibam, ela começa a mandar correspondências para o casal com as fotos e cartas do seu passado feliz . OK OK UMA GRANDE PAUSA AQUI. Desculpa interromper o clima da história, mas acabou de acontecer algo engraçado aqui no quarto. Bom, estava aqui concentrado escrevendo, quando de repente escuto alguém batendo na porta. Digo: Hanniel, têm alguém batendo na nossa porta! E ele responde: Não, man, eu acabei de peidar... Desculpa, mas estou rindo por que o som foi muito parecido com o de alguém batendo na porta. Mas voltando a história... A idosa tenta de várias formas unir aquele casal, afinal de contas, ela é idosa! COMO ASSIM ELA É IDOSA?? Isso não explica nada, Rafa! Calma, meu amado, calma. Ela é idosa, portanto, sabe o que é um casamento duradouro e principalmente sabe o que é conviver com uma pessoa que, em vários momentos, pensa de forma diferente. Ahh, agora entendi, Rafa! Você quer dizer então que a idosa é uma conselheira de casais? Não. Não exatamente isso, meu querido. Mas digamos que ela tenha bastante experiência de vida, entende? É isso! Praticamente isso... Espero que tenham entendido mais ou menos.
Ahh! Hoje, nosso último companheiro argentino de quarto chegou. Mais um para falar espanhol. Ah, tivemos também noite do filme. Assistimos The Fall. O nome em portugês eu não sei (google it!), mas adianto: O filme é estupidamente lindo! Se você tem algum conceito sobre a fotografia em um filme, com certeza ele vai mudar depois de assistir the fall. Em alguns momentos, o filme também me lembrou O pequeno príncipe. Os simples conceitos de uma criança, podem ser complexos para o mais entendido adulto (quem assistir vai entender). Enfim, se quiser ganhar algumas horas na sua vida, assista. Eu descreveria o filme como um spa para os seus olhos. Para vocês terem idéia, ele demorou 4 anos para ficar pronto. Todas as locações são REAIS, esqueça a tela verde. Além do mais, foi filmado em mais de 18 países. Além de toda essa parafernália visual, ele tem uma história profunda. E linda tmabém!

Bom, agora chega. Desse jeito pode até parecer que eu não tenho mais nada pra fazer além de escrever no blog.

See you later alligator!

P.S: Alguém tem notícias da minha namorada? Será que ela foi abduzida? Baby, cadê você? Mesmo assim, te amo! =)

ponto final

3 comentários:

  1. Meu lindo!!

    Já tinha gostado da idéia, mas vc contando com os detalhes!!.é melhor ainda!!!
    Vou procurar pra alugar esse filme que falou...
    Nem preciso falar que me matei de rir com a interrupção do seu colega neh?!!..hahahaha, não sei quem é pior, ele que faz ou vc que escreve!!!..rs

    Te amo, tah?!
    saudades!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito massa a história do longo, ou curta (?). Daria um bom drama! E aproveita esse clima todo que pelo jeito que tu descreveste se assemelha muito à pratica. Deve ser bem tenso e intenso tudo isso né? The fall... never heard of it! mas pela descrição parece O filme! To louquinha pra ver! Besitos mano, saudades!

    ResponderExcluir