segunda-feira, 3 de maio de 2010

Meu Brasil brasileiro!

Eu sei, eu sei. Já faz um tempão que não atualizo isso aqui. Portanto, esse vai ser um duplo post! Vou tentar me redimir com uma mega postagem contando sobre as últimas duas semanas.

Primeiro vamos à explicação do título: Por mais que aqui na universidade tenham alunos de todas as partes do mundo, ainda estamos nos EUA. O que justifica o fato de uma grande parte de alunos ser americana e canadense. Não é estranho também, o fato de eu ter sofrido nas primeiras semanas um leve choque cultural. Mas vamos explicar melhor, caso esteja confuso: Como bom brasileiro, estou muito acostumado a tocar e abraçar as pessoas que eu gosto. Pois é, os americanos e canadenses nem tanto. Não que isso seja ruim. Mas a longo prazo você acaba sentindo falta. Sabe aquela coisa que você só percebe depois que perde? Então, outro dia uma brasileira me encontrou durante o almoço (lembra da sul coreana que eu encontrei no aeroporto?) e a primeira coisa que ela falou ao me ver foi: Rafa! Me dá um abraço!... Exatamente. É sobre isso que eu estou falando. A gente sente falta mesmo! Mas o pior não é só isso (bom se fosse), mas o fato é que na verdade eles não se preocupam muuuito com os outros. Digo, eles são muito amigáveis e gente boa, mas sabe aquela camaradagem brasileira? Aquele joguinho de cintura de uma mão lava a outra? Pois é, para alguns aqui a filosofia é mais parecida com: Nasceu quadrado? Não? Então se vira! É claro que, graças a Deus, sempre tem as exceções. Estou tentando me relacionar JUSTAMENTE com as exceções. Enfim. Essa semana estou melhor. Ou pelo menos mais conformado com a situação. Confesso que os latinos aqui na Universidade (só brasileiros são 21!) estão ajudando muito. E olha só! Já marcamos um strogonoff semana que vem na casa de uma staff aqui da base. Brasileira, é claro. Sobremesa: Brigadeiro! Sim, panelinha de brasucas no Havaí, tinha como ser melhor?
Vai então a dica: Aproveite tudo o que o nosso maravilhoso país tem a oferecer: A música, o calor, a cor e a vida! Sobre a sujeira (a desigualdade social, a violência, a prostituição e mais um bocado), coloque um MPB de fundo, pegue uma vassoura e comece a varrer pra bem longe. Afinal de contas, somos muito bons em resolver problemas. Basta estarmos dispostos para isso...

Essa semana, começamos a estudar escrita de roteiro e tivemos que terminar o nosso primeiro projeto para o curta. As aulas foram exaustivas! Mas extremamente produtivas. Estou definitivamente superando as minhas expectativas. Os professores também começaram a falar sobre as oportunidades de estágio. Fiquei muito entusiasmado com as opções, que podem ser aqui nos EUA mesmo (New York ou Hollywood) ou em outros países, como Inglaterra, por exemplo. Mas como já mencionei em outro post: Tudo depende. A indústria cinematográfica é muito instável. Mas ainda tenho tempo até ver o que vai acontecer. Até lá: ESTUDAR E ESTUDAR!

Filme da semana!
Sim! A partir de agora, vou publicar no final de cada post uma sugestão da semana. Porque?

Porque esse período de escola tem sido para mim, um campo fértil para todos os tipos de debates. Um dos temas que mais discutimos, é sobre o poder de influência do cinema na sociedade. Essa influência pode acontecer de forma negativa ou positiva. Dããh! Até um camarão sabe disso! (ãhm?? Eu sei, nem eu entendi o porque do camarão) Porém, esse processo não acontece da noite para o dia, mas tem acontecido ao longo dos anos. A música, a televisão e outras formas de comunicação tem contribuído para criar paradigmas, muitas vezes falsos, na mente das pessoas. Eu sei que a maioria de vocês já escutou esse blá, blá, blá todo e possa estar pensando: A onde esse camarão camarada quer chegar? A minha intenção, porém, não é chegar a lugar nenhum, mas sim, SAIR da inércia em que a sociedade nos colocou. Se você fizer o esforço inicial para deslocar-se do marasmo mental e começar a questionar um pouco o mundo a sua volta e as verdades que as pessoas tentam nos empurrar goela a baixo (à seco), posso garantir que você vai se deparar com coisas que você definitivamente não gostaria, mas que vão te libertar (Se conhecermos a verdade, ela nos libertará: Sabia que a Bíblia diz isso? Pois é, você deveria respeitar mais esse livro). E talvez um dia, quando você se olhar no espelho e perceber que se tornou um produto do seu ambiente e a pergunta "Quem sou eu, afinal?", finalmente martelar na sua cabeça, você saberá do que estou falando. Mas até lá, ouse pensar! Você pode ter a surpresa de descobrir que não é quem sempre pensou que fosse.
Para aqueles que não entenderam bulhufas do que escrevi acima, ou acharam que isso parece papo extra-terrestre, não se preocupe! Ainda há esperança para você camarão campeão! Prometo que vou tentar tornar as coisas mais claras com o tempo. Mas o passo inicial, é você quem toma! Toda a semana vou sugerir um filme. Não se preocupe, você vai gostar de assisti-los. O desafio, portanto, é o seguinte: Tente assisti-los com outros olhos e estimule-se a pensar. Lembre-se que PENSAR vai fazer toda a diferença.

A primeira sugestão da semana é:
500 Dias com Ela.

Porquê?
Aparentemente, o filme é só mais uma comédia romântica. Porém, de forma interessante, ele retrata a realidade de uma sociedade que não sabe o que é amor. O que aconteceria se duas pessoas que não soubessem o que é amar, se envolvessem sentimentalmente? Essa é basicamente a premissa que conduz o filme sob tensão até o final. A outra pergunta é: O que VOCÊ acha que é o amor?
Obs. importante!: Vai uma dica ao assistirem os filmes que eu sugerir! Tenham uma mente aberta! Não levem em consideração como verdades, os pontos de vista distorcidos apresentados pelos protagonistas, mas questionem-se o que o diretor quis retratar através dos papéis desempenhados na trama. Isso vai ajudar a evitar maus entendidos.

Fim! Não disse que ia caprichar no post?

Pai, mãe, mano, talis e companhia limitada... Não consegui telefonar! O final de semana foi cheio de trabalhos. =/ Espero conseguir falar com vocês semana que vem! Mesmo assim, saudades!

Baby! O teste não funcionou, tadinha! Te amo mesmo assim, tá linda? =)

Ahh! Vocês viram o camaleão na foto? Encontramos no final de semana na King's Mansion. Reparem como a cor dele muda de uma foto pra outra. Quando ele está irritado, seu corpo fica cheio de manchas escuras.








































2 comentários:

  1. Muito bom...muito bom mesmo!..(entendeu neh camarão?!..rs)
    Gostei da idéia das sugestões dos filmes, vou tentar assistir todos!!...
    Ah, vou caprichar no próximo teste, vou treinar um pouco mais...quem sabe até fazer umas aulas de teatro..;)
    Te amo meu lindo!..

    ...camaleão morde???...se foi muito idiota a pergunta não precisa responder...rs
    Gostei da foto da turma toda!

    Beijos beijos beijos!

    ResponderExcluir
  2. E ai manobrown! muito massa os pensamentos que postaste. Esse finds o papis e mamis estao em Cuiabá, liga no domingo que é dia das maes e eles já terao voltado =0) bjones e muitas saudades!

    ResponderExcluir