segunda-feira, 17 de maio de 2010

3D!


3D!

Acostumem-se com essa realidade! A produção de filmes em 3D está simplesmente bombando no mundo inteiro. Essa, com certeza, promete ser umas das próximas tendências que vão invadir todos os meios de comunicação. As estatísticas estão muito a favor daquilo que já está virando febre mundial. Só para esse ano, mais de 32 filmes estão sendo produzidos para serem assistidos em 3D! Em um gráfico comparativo que analisamos hoje, a maior bilheteria nos filmes em que você pode assistir tanto em 3D quanto em 2D, pendem consideravelmente para a experiência com os óculos... E não é só no cinema não! Já existem empresas desenvolvendo televisores e emissoras que enviarão sinais para que a experiência tridimensional possa ser desfrutada em casa.

Alguém além de mim acha golfe um tanto tedioso de ser assistido na tv? Bom, a experiência de assistir golfe com os óculos é simplesmente EXCITANTE! E é justamente esse tipo de entretenimento que as empresas querem oferecer aos consumidores. Os óculos, terão os mais variado tipos de tecnologia. Um deles, por exemplo, o shutter glasses (foto do post), tem um dispositivo eletrônico que consegue sincronizar digitalmente a frequência de duas imagens enviadas pela televisão para que cada um dos olhos veja uma imagem diferente, consequentemente dando essa impressão tridimensional. Acredita-se inclusive que os próprios computadores terão dispositivos para que você consiga ver imagens tridimensionais no seu laptop. E não pensem que isso é coisa para muito tempo não. Muito disso já está sendo produzido. Imagina que loucura? Além de poder mexer o mouse para a vertical e para a horizontal, você vai poder movê-lo para dentro ou para fora de tela dando essa ''ilusão'' de profundidade. Alguns Blue ray players (ah, esqueça os DVDs também, o Blue Ray definitivamente também já está dominando o mercado) já vem com o recurso: ''Pronto para 3D''. Ou seja, as empresas já estão se preparando para uma tecnologia que vem para ficar. Caso você esteja se perguntando: Bom, o 3D já é antigo, porque até agora ele não decolou? Basicamente porque só agora eles chegaram a um nível, graças a velocidade da evolução digital, em que o processo se tornou acessível e eficiente. Já parou para pensar o quanto isso vai afetar nossa percepção da realidade? Como o próprio pai do Blockbuster Avatar disse: No 3D, não existe TELA. E é exatamente isso! A idéia de estarmos limitados em um frame retangular, medido apenas por altura e largura já não existe, agora se tratam de objetos dispostos em uma espaço entre a ação do filme e o espectador. A intenção na verdade, é que o espectador FAÇA parte da ação. Imaginem os vários anos de história da arte e do cinema, limitados dentro de duas dimensões, sofrendo um processo de evolução e adaptação para uma nova dimensão! Não parece coisa de ficção científica? Porém, para que essa nova tecnologia seja convincente, vários ajustes devem ser feitos no processo de concepção de um filme. O famoso ângulo sobre os ombros, utilizado durante mais de 60 anos de cinema nas cenas de diálogo, simplesmente não funciona em 3D! Cortes secos de um ângulo aberto para um close-up também não funcionam mais. As transições nas cenas precisam ser suaves já que a percepção das três dimensões acontece de forma fisiológica. Nosso cérebro deve-se acostumar com a imagem em 3D em cada cena. Vou tentar ser mais prático: Coloque o seu indicador na frente dos seus olhos e aproxime e afaste ele do seu rosto. Perceba que quando ele está perto, seus olhos aproximam-se a fim de focalizá-lo melhor. Imagine fazer essa brincadeirinha durante uma hora e meia? É exatamente isso que acontece com os nossos olhos todas a vez que um objeto em um filme 3D salta da tela. Por isso, existe inclusive um limite de vezes em que os objetos podem se aproximar da tela para que o espectador não sinta literalmente tontura e dores de cabeça (sim, muitas pessoas sentem-se desconfortáveis com dores de cabeça durante as sessões em 3D). Por esse e muitos outros motivos, é que a produção em 3D exige um minucioso processo de estudo. Essa adaptação vai afetar nossa percepção dos filmes, estabelecida por anos! Algumas empresas, como Sony, por exemplo, estão investindo pesado no treinamento de profissionais para estarem prontos para esse novo universo.
Portanto, esteja preparado para essa nova dimensão, que logo logo vai fazer parte do nosso dia-a-dia.


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