sexta-feira, 16 de julho de 2010

A importância de amigos no trabalho e na vida

Galera, recebi esse artigo por email e achei bem inspirador. Vale a pena gastar uns minutinhos. (ou pra quem preferir, ganhar alguns!)


A importância de amigos no trabalho e na vida

Harrison, minha sogra, morreu meses atrás depois de uma longa e corajosa batalha contra o câncer. Como a maioria de nós, ela não era famosa. Se você não a conhecia, provavelmente não sabia sobre ela. Ela morava em uma comunidade relativamente pequena de Savannah, Georgia.
Tendo feito coisas maravilhosas lá - ela foi a primeira mulher nomeada diácona na Georgia. Fundou uma cozinha comunitária de sopa e ajudou alguns a criar a autoridade de Savannah de desabrigados. Criou três crianças e, alguns diriam, um marido.
Um dos problemas que enfrentamos após sua morte, foi encontrar uma igreja grande o suficiente para acomodar as pessoas que estariam no funeral. Escolhemos a maior que encontramos, com 600 lugares. Mesmo assim muitos acompanharam de pé.
Susan tinha uma qualidade particular que cativava as pessoas. Não foram suas realizações. Não foi dinheiro. Ela não teve acesso a pessoas famosas ou importantes. Ela não poderia te contratar; e muito menos era um degrau para o sucesso.
Susan era, simplesmente, uma boa amiga.
O que é uma arte. Para ser um bom amigo, você deve doar-se, mas não tanto a ponto de perder você mesmo. Você precisa saber o que deseja conquistar, ao mesmo tempo em que deve ajudar outros a realizar o que eles anseiam. Você precisa ter uma personalidade, mas permitir e apoiar a personalidade dos outros. Você precisa se preocupar, e até mesmo amar, pessoas que você pode discordar (estou quase certo de que ela não votou nos mesmos candidatos que o seu marido). Você deve desejar aos outros pelo menos aquilo, se não mais, que você recebe.
Essa é uma receita bem previsível para a felicidade. DAR aos outros - uma maneira confiável de fomentar amizades - faz-nos mais felizes do que desejar coisas a nós mesmo. De acordo com pesquisas lideradas pela Doutora Elizabeth Dunn na universidade de British Columbia, dinheiro pode comprar felicidade... a partir do momento em que você o gasta com outras pessoas.
Pesquisadores conduziram três estudos:
Primeiro, eles entrevistaram mais de 600 americanos e descobriram que gastar dinheiro em presentes e caridades, causaram mais felicidade do que gastando consigo mesmo.
Então, observaram trabalhadores que tinham acabado de receber aumentos, e descobriram que a felicidade não estava baseada na quantidade do aumento, mas não decisão dos trabalhadores sobre o que fazer com a quantia que haviam recebido. Aqueles que gastaram mais do seu aumento com os outros, estavam mais felizes do que aqueles que gastaram consigo mesmos.
Finalmente, os pesquisadores deram dinheiro para uma quantia de pessoas, instruindo algumas delas a gastá-lo consigo mesmas, e a outra parte a gastarem com outras pessoas. No final do dia, aquelas que gastaram com os outros também estavam mais felizes.
Portanto, ter amigos e tratá-los generosamente é claramente uma estratégia eficiente na vida. Mas e em relação aos negócios?
Se você assistir mesmo um único episódio de qualquer reality show baseado em uma competição - O aprendiz, No limite (survivor), Top Chef, America's Next Top Model...; não importa qual - você ouvirá uma frase muito mais do que qualquer outra: "Eu não estou aqui para fazer amigos!"
Se você quiser ver do que estou falando - e só por diversão - assista essa compilação do Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=w536Alnon24). Aparentemente muitos competidores acreditam que para vencer você não deve-se preocupar sobre a forma como você afeta os outros. Como um dos competidores de "O Aprendiz" disse, "Nós não estamos aqui para fazer amigos. Não é nada pessoal. Isso é somente negócios." Isso é verdade? É melhor sermos degoladores do que colaboradores?
Bom, vamos dar uma olhada nos fatos. Se você está procurando por um trabalho, é melhor ter amigos. A forma número um das pessoas conseguirem empregos, é através de indicação.
Uma vez que você está trabalhando, ter um melhor amigo é uma forte previsão para o sucesso. As pessoas podem definir ''melhor'' vagamente (por isso, pense como em um jardim de infância, onde você pode ter mais de um "melhor" amigo), mas, de acordo com um estudo da organização Gallup com mais de 5 milhões de trabalhadores, mais de 35,56% das pessoas que afirmaram ter um melhor amigo no trabalho são engajadas, produtivas e sucedidas enquanto apenas 8% daqueles que não são.
Outro studo memorável, revelou que amizades no ensino médio são um forte indicador no aumento de salário na fase adulta - na margem de 2% POR pessoa que você considerava um amigo próximo. Ou seja, se durante o ensino médio três pessoas te listassem como um dos amigos do mesmo sexo mais próximos, seu salário na fase adulta seria 6% maior.
Quer permanecer no trabalho que você tem? Então, é melhor você ter amigos. Como um amigo que opera vendas para uma companhia de tecnologia bem sucedida me contou recentemente: "Pessoas tentam ao máximo não demitir os seus amigos. Essa é a diferença entre 'ele é um bom cara' e 'eu não conheço aquele cara."
A boa verdade é que as pessoas que dizem que não estão aqui para fazer amigos, não vencem. Isso é verdade para Reality Shows. É verdade para os negócios. E é verdade para a vida.
Durante os últimos dias de Susan, ela estava rodeada durante todo o tempo pela família e amigos. Naqueles momentos, ela ainda conseguiu dar alguns conselhos. Suas palavras de despedida? "Envolva-se com uma comunidade de amor."
Portanto, é bom apostar que realmente estamos aqui para fazer amigos.

fonte:




2 comentários:

  1. Simplesmente maravilhoso o artigo!!!!...demais!!!...
    Gostei da foto..=)
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo essa foto! A Rafa pulando tipo bailarina e o donjoo se achando lutador de karate! pena que tu não apareceu... alguém tinha que bater a foto né, eu sei.

    ResponderExcluir